PALESTRA DO CENTRO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DE PROJETO RES2VALHUM

Pedro Rocha

Centro de Química
Universidade do Minho

ANFITEATRO DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA 
30 de janeiro 2019
14h30

Caracterização de substâncias húmicas por AGNES

Substâncias húmicas (SH) são compostos orgânicos produzidos a partir de matéria orgânica por um processo bioquímico designado humificação. As SH compreendem compostos com massas moleculares entre 500 e 5000 Da, sendo usualmente classificadas em ácidos húmicos, ácidos fúlvicos e humina, de acordo com a sua solubilidade em água. Formando misturas complexas, estas encontram-se em sistemas naturais como a turfa e o húmus e em materiais produzidos pelo Homem, como o composto. Na sua estrutura química complexa, as SH contêm anéis benzénicos e cadeias alquílicas e grupos funcionais diversos, sendo os ácidos carboxílicos e fenólicos os predominantes. Estas funções químicas são responsáveis pelas principais propriedades das SH, nomeadamente à sua capacidade de complexar catiões metálicos.

Nesta palestra são apresentados alguns resultados obtidos no âmbito do projeto Res2ValHum, no CQUM, relativos à caracterização das SH formadas em processos de compostagem industrial. Os resultados relativos às constantes de estabilidade de complexos formados pelas SH presentes no composto com catiões metálicos através da técnica eletroquímica AGNES (redissolução nernstiana na ausência de gradiente) fornecem informação crucial na valorização do composto em novas aplicações.

Agradecimento: Res2ValHUM – Valorização de Resíduos Orgânicos: Produção de Substâncias Húmicas. Referência: 0366_RES2VALHUM_1_