PALESTRA DO CENTRO DE QUÍMICA

Osvaldo Ortet

Prof. Osvaldo Ortet está em visita ao Centro de Química no âmbito do Programa ERASMUS+ International Credit Mobility UMOVE(ME)

ANFITEATRO DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
8 Maio 2019
11h00

Síntese e Caracterização Espetroscópica de derivados Tioamidas N,N-Dissubstituídos e suas aplicações

Atualmente, os compostos derivados de tioamida têm uma larga aplicação, por exemplo, na indústria farmacêutica e em hidrometalurgia, sendo bons agentes extratantes de metais do grupo da platina, PGMs[1]. Neste último caso, podem ser considerados compostos promissores, devido ao grande potencial que exibem para a extração de Metais do grupo da Platina (PGMs), com grande eficiência e seletividade, e tendo, simultaneamente, uma composição mais “amiga” do ambiente (com azoto, oxigénio e enxofre como heteroátomos e sem átomos de fósforo). Uma das formas de sintetizar estes compostos é através de uma reação de tionação[2], ou seja, por conversão de amidas nas correspondentes tioamidas usando um dos reagentes mais utilizados para converter grupos carbonilo em tiocarbonilo, o reagente de Lawesson (2,4-bis(4-metoxifenil)-1,3,2,4-ditiadifosfetano-2,4-dissulfureto).

Nesta palestra, são apresentados os métodos de síntese de duas amidas e respetivos derivados de tioamida[3], a N-ciclohexil-N-metiloctantioamida e a N-metil-N-feniloctantioamida, e por conseguinte as técnicas de caracterização espetroscópicas, tais como Infravermelho com Transformada de Fourier, Ressonância Magnética Nuclear a uma e duas dimensões, e Cromatografia Gasosa acoplada à Espetrometria de Massa, para caracterização inequívoca dos referidos derivados tioamidas.

 

Financiado por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do Projetos Estratégicos UID/QUI/00686/2016 e UID/QUI/00686/2019